domingo, 8 de novembro de 2015

Carmo de Minas MG realiza o 1º Concurso Qualidade de Café Mantiqueira de Minas



Carmo de Minas MG – Na sexta-feira, dia 14 de novembro, às 18h, ocorreu a premiação do 1º Concurso Qualidade de Café Mantiqueira de Minas, que visa promover a excelência dos cafés da região e também levar reconhecimento aos produtores. O evento aconteceu no Clube URCA e contou com a presença de produtores, representantes das cooperativas locais e também do SEBRAE, que é o principal apoiador do projeto de Indicação Geográfica (IG) da região.

Para esse concurso foram enviadas amostras de cafés já destacados em eventos simulares das cooperativas locais. Dentre essas amostras, os juízes selecionaram 15 cafés vencedores na categoria natural e outros 15 na categoria cereja descascado. O processo de avaliação das amostras foi conduzido apenas por juízes com certificados atualizados de Q Grader (certificação profissional com reconhecimento internacional), gerando maior confiabilidade aos futuros compradores desses cafés. Conforme as boas práticas dos concursos de qualidade, as amostras enviadas aos juízes foram numeradas, sendo que o nome dos produtores permaneceu em segredo durante toda a etapa de avaliação.



Segundo Antônio José Junqueira Villela, presidente da APROCAM, entidade que representa, controla e promove a Mantiqueira de Minas – IP “os cafés que participaram do concurso são todos certificados com o Selo de Origem e Qualidade Mantiqueira de Minas. Isso dá aos compradores a certeza de um produto que reflete características organolépticas únicas, que somente são encontradas em nossa região. O selo é prova do nosso empenho em promover a origem Mantiqueira de Minas, e também, em enaltecer nossa tradição secular na produção de cafés raros e surpreendentes”.

O professor Leandro Carlos Paiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, foi o responsável pela coordenação técnica do concurso e acrescentou aos produtores presentes no evento que “o concurso não pode ser visto como um fim, mas sim como um meio. Através de iniciativas como essa, a Mantiqueira de Minas evolui na busca incessante pela qualidade e pela identificação cada vez mais apurada das características de seus cafés. O concurso é um meio para demonstrar o potencial da região e promovê-la, bem como para divulgar os produtores e as cooperativas que trabalharam em conjunto para levar ao mercado um produto tão diferenciado”.

Os lotes do concurso serão posteriormente disponibilizados ao mercado através de um sistema de leilão das cooperativas locais.

Fonte

ASCOM de Carmo de Minas

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "Carmo de Minas MG realiza o 1º Concurso Qualidade de Café Mantiqueira de Minas "

Postar um comentário